A organização do Ilha Drinks 2018 promoveu oficina de reaproveitamento de alimentos e contou com o Route Brasil para desenvolver atitudes a fim de diminuir a produção de lixo.
Sem canudinho de plástico e lixo no chão. A festa de encerramento do evento Ilha Drinks mostrou, na segunda-feira (27), exemplo de sustentabilidade, em Fernando de Noronha. Durante a noite foi incentivada a reutilização de matérias recicláveis e a não utilização de canudos de plásticos.
“Neste ano o Noronha Coquetel Week foi focado na sustentabilidade ambiental. Não usamos canudos, reutilizando copos e taças e reaproveitando alimentos”, disse Waldir Callado, idealizador do evento Ilha Drinks.
Para Simão Fillipe, diretor da organização socioambiental Route Brasil, grandes eventos são locais estratégicos para promover conscientização ambiental, reconhecendo Fernando de Noronha como potencial o desenvolvimento de eventos sustentáveis.
“Não foi oferecido copos descartáveis nem canudos nos de drink. E mais do que isso, os bartenders informavam aos consumidores sobre a importância da causa, especialmente em Fernando de Noronha, com toda dificuldade em gestão de resíduos. Atitudes que beneficiam a natureza, a vida marinha e a nós mesmos”, explicou Simão.
Boas práticas incentivam novas atitudes. O que surpreendeu o embaixador do portfólio da Bacardi, Tony Harion.
“É incrível ver as pessoas se divertindo e recolhendo o papel no chão. Perdi as contas de quantas pessoas me pediram jogar os papéis no lixo. Todos que participaram do evento estão buscando a mesma coisa, preservar Fernando de Noronha e buscar uma cultura da coquetelaria cada vez mais sustentável”, relatou Harion.
Além de curtir a festa, o produtor de eventos, Rafael Mundim Guimarães, recolheu garrafas e taças de acrílico para destinar às novas utilidades. “Para mim os objetos foram criados para mais de uma função. Com as garrafas posso fazer castiçais e vasos de flores. Basta usarmos a criatividade”, afirmou.
Ilha Drinks – Noronha Coquetel Week
Com objetivo de promover um intercambio de conhecimentos sobre coquetéis, o bartender de Fernando de Noronha, Waldir Callado, realiza o evento Ilha Drinks. A 7ª edição do encontro reuniu os melhores profissionais da categoria do Brasil.
O evento, apadrinhado pelos atores Fernanda de Freitas e Paulo Vilhena, contou com palestras, concurso e workshop, como ‘Coquetelaria Sustentável – Transformando ingredientes não utilizados’, com o pernambucano, Luciano Guimarães.
“Foi bem importante repassar esses conhecimentos aqui em Noronha. É reutilizar tudo no bar, desde o sumo até as cascas e sementes da fruta. Além de não gerar lixo, o profissional consegue fazer coquetéis de boa qualidade”, afirmou Guimarães.
Neste ano, o profissional Matheus Million foi o vencedor do concurso de drinks. Grandes marcas colaboraram com a realização, como The Gin Flavors, Barcadi, Karry Latam, Tônica Botânica e PagSeguro. Além dos apoios do Route Brasil, Azul Cargo Express, Duracril, Amo Noronha, Eco Charme Pousadas, Pousada Tio João, Boldró Home, Atalaia Receptivo e Pousada Zé Maria.
Texto: Giselle Vasconcelos [@gisellevasconceloss]
Fonte: Blog Coração Azul