Moradores de Fernando de Noronha e turistas se uniram em um mutirão de limpeza na Praia da Conceição, em Fernando de Noronha, nesse sábado (1). Entre os itens recolhidos na ação estão uma geladeira, garrafas de vidro, copos descartáveis, entre outros materiais.
Moradora de Florianópolis (SC), Patrícia Monteiro está pela primeira vez no arquipélago e ficou surpresa com a ação. “Eu não imaginava que aqui, em Fernando de Noronha, precisaria fazer ações como essa, mas a gente vê que, realmente, as pessoas ainda tem pouco cuidado com a natureza. É preciso cuidar das nossas praias”, defendeu.
As crianças também participaram da ação. “Enquanto algumas pessoas foram pela areia, eu e meus amigos fomos por dentro das plantas. Encontramos a geladeira presa nas árvores e chamamos os adultos para nos ajudar a tirar”, disse Lara Souza, de 11 anos de idade.
Antes de iniciar a ação de limpeza, os participantes deram as mãos e fizeram uma prece. “Santa natureza cheia de graça. Somos amigos unidos peça raça. Juntos levamos uma corrente. Mudando o que está na nossa frente. Por um mundo melhor, tornaremos o nosso projeto maior. E a rota erguida, será sempre seguida”, rezaram.
A lista do lixo recolhido inclui, entre outros itens, 150 canudos, 124 garrafas plásticas, 210 garrafas de vidro, 160 copos descartáveis, 206 latas e uma pia quebrada.
Geladeira foi encontrada por crianças durante o mutirão de limpeza na Praia da Conceição, em Fernando de Noronha — Foto: Luiza Sampaio/Divulgação
O mutirão foi organizado pela Associação das Hospedarias Domiciliares de Noronha, em parceria com a Organização Não-governamental Route Brasil. “É importante que a comunidade tome a iniciativa. A ilha mostrou que tem um movimento coletivo muito forte”, afirmou o diretor do Route Brasil, Simão Pedro.
Presidente da associação, Ivan Costa lembra que cabe também aos empresários ir além do fomento ao turismo. Estamos preocupados com a gestão dos resíduos sólidos. O acumulo de lixo é impactante e o que queremos mostrar uma ilha limpa e organizada. Assim, podemos orientar e conscientizar os que visitam Fernando de Noronha”, explicou.
Os jovens da ilha participaram da ação de limpeza — Foto: Luiza Sampaio/Divulgação
Foram recolhidas 132 tampinhas de garrafas — Foto: Luiza Sampaio/Divulgação