O Route Brasil foi fundado em 2011, em Florianópolis (SC). Atualmente, desenvolve ações em mais de cinco países
Texto: Giselle Vasconcelos

Em tempos de desperdício, consumo desgovernado e poluição dos recursos naturais, és que surge uma rota para o bem do meio ambiente. Há oito anos, a Organização Não-Governamental (ONG) Route Brasil traça o caminho de soluções para os impactos negativos causados à natureza.
O instituto, que reúne mais de 20 mil voluntários, atua com ações de conscientização no Brasil e oito países, sendo Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, França, Indonésia, Chile e Quênia. De acordo com o diretor do Route Brasil, Simão Pedro, o despertar da consciência ambiental pode expandir as fronteiras.
“O problema do Route é Global. A questão do lixo, principalmente no oceano, afeta o mundo todo. Mas, assim como a poluição atinge o planeta, as soluções podem nascer em todos os lugares do mundo. Nossa missão é encontrar essas soluções e colocá-las em prática ”, afirmou Simão.

Mutirões de limpezas de praia, treinamentos de educação ambiental, visitas em escolas e usinas de reciclagem inovadora são algumas das atividades executadas. “As soluções vão além das limpezas. 100% do que a gente consome e produz é reciclável. O processo de reciclagem permite transformar em produtos o que para muitas pessoas não seria reciclado”, disse Simão.

Uma das principais soluções para os resíduos sólidos é o reaproveitamento de materiais recicláveis, com base na impressão 3D e injeção de plásticos.
Para participar do Route Brasil basta querer um mundo melhor. Atuar no papel agente ambiental, incentivando e reciclando as próprias atitudes. Para ser voluntário ou parceiro da organização basta entrar em contato através do e-mail:contato@routebrasil.org. Mais informações: https://routeinstitute.org/brasil/ .