O meio ambiente pede socorro e nós devemos fazer o possível — e impossível — para ajudá-lo!
É claro que grandes mudanças são necessárias, grandes mudanças que, muitas vezes, nem dependem de nós.
Mas e as pequenas mudanças? E os pequenos atos individuais para um mundo mais sustentável? Não fazem diferença?
Claro que fazem! Se cada um tomar uma atitude, por menor que seja, que contribua com o meio ambiente faremos muita diferença. Nos tornaremos uma corrente, ou melhor, nos tornaremos uma ROTA que abre caminhos para a sobrevivência do nosso meio natural.
Precisamos repensar nossos hábitos diários e adotar mudanças que, se espalhadas, podem revolucionar o mundo.
Pensando nisso, separamos 10 dicas fundamentais para aplicarmos no nosso dia a dia.
1 – SEPARE SEU LIXO RECICLÁVEL.
As ações Route deixam muito claro como o descarte inadequado do lixo é problemático. E essa questão ainda é muito maior e mais complexa do que nossos olhos alcançam, mas, o simples fato de separar o lixo reciclável já fará diferença, pois evitará que sejam descartados em aterros e/ou cheguem aos oceanos através do vento ou do esgoto.
2 – ECONOMIZE ÁGUA
Regule o tempo do seu banho; desligue a torneira enquanto escova os dentes ou enquanto ensaboa as louças; evite lavar quintais e calçadas com uma mangueira ligada por muito tempo; e lave roupa apenas quando tiver uma grande quantidade a ser lavada. Pequenas mudanças, grandes diferenças.
A água é nosso bem mais precioso, é vida, e, infelizmente, é finita. Economize-a!
3 – EVITE USAR AUTOMÓVEIS PARA DISTÂNCIAS CURTAS
Sempre que possível, procure optar pelo uso de transportes públicos, de bicicletas, patinetes e afins, e até por uma boa e agradável caminhada. Se não houver nenhuma outra possibilidade além do carro, considere dar ou receber caronas, além de economizar na gasolina contribuirá com o meio ambiente.
4 – TROQUE AS LÂMPADAS POR LED
As lâmpadas de LED são ecologicamente corretas porque economizam de 50% a 90% o consumo mensal; duram cerca de 10 anos a mais que outras lâmpadas; consomem menos recursos naturais quando fabricadas; não contêm metais pesados, como chumbo e mercúrio, o que facilita o descarte; e não emitem radiação ultravioleta ou infravermelha, por isso não causam danos à saúde (olhos e pele). Só vantagens, hein!
5 – REDUZA O USO DE EMBALAGENS E SACOS PLÁSTICOS
Nós falamos bastante sobre o consumo exagerado de plástico (inclusive, já leu o post de semana passada sobre isso?). Mas não custa relembrar, porque essa atitude é realmente muito importante!
Leve sua própria sacola para a feira e o mercado e evite, quando possível, consumir alimentos com embalagens descartáveis.
6 – DIMINUA O CONSUMO DE CARNE
A indústria agropecuária é uma das grandes causa das do desmatamento e da poluição da atmosfera.
Repense e reduza seu consumo de carne.
7 – REUTILIZE POTES E EMBALAGENS
O reuso também é uma ótima alternativa para uma vida sustentável. Não imponha limites em sua criatividade e reutilize potes e embalagens das mais diversas maneiras, seja para decorar, para guardar utensílios ou para acondicionar alimentos.
8 – EVITE PRODUTOS TRANSGÊNICOS
A maioria dos grãos e vegetais produzidos e consumidos são transgênicos, mas existem opções de produtos orgânicos no mercado. Mesmo que o preço seja, às vezes, um pouco mais alto, vale muito a pena priorizar o consumo de alimentos orgânicos, melhor ainda se valorizar a produção local.
Além de ser mais saudável, a alimentação orgânica também é muito benéfica ao meio ambiente.
9 – NÃO USE COPOS DESCARTÁVEIS
Além de reciclar e reutilizar o plástico também devemos evitá-lo sempre que possível.
Não consumir copos plásticos é uma maneira de evitar que mais lixo seja gerado.
Leve sua caneca para o trabalho e tenha sempre ao seu alcance uma garrafa, caneca ou copo que possam ser utilizados no lugar do copo plástico (na nossa loja você encontra produtos ótimos para colocar essa dica em prática).
10 – ECONOMIZE E REAPROVEITE PAPEIS
A cada tonelada de papel produzido, 11 eucaliptos precisam ser derrubados. E o plantio do eucalipto é extremamente prejudicial ao meio ambiente pois, além de ter que desmatar a vegetação nativa, ele deixa o solo estéril por um bom tempo.
A era digital contribui para diminuirmos o máximo possível o uso de papeis, pois temos a opção de escrever e ler virtualmente. E, caso ainda precisa utilizar papeis, lembre-se de reutilizar papeis de cadernos e agendas em desuso; de fazer impressões frente e verso; e de reciclar o papel que descartar.
Que tal iniciar a semana repensando pequenos hábitos da sua vida?!
Não consegue adotar todas essas dicas?! Sem problemas, trace uma meta, comece aos poucos, mas faça, ao menos, uma mudança. De passo em passo chegaremos lá, traçaremos nossa rota e ajudaremos nosso planeta.
É ROUTE!