O Rio de Janeiro vem sofrendo há anos com fortes chuvas e temporais, a água que desce dos morros traz consigo, além da lama e do lixo, um enorme prejuízo para quem já tem pouco.
Mas por que ainda nos surpreendemos com mortes e destruição que “a chuva causa” na cidade? E por que ainda achamos que é a natureza a responsável pelo estrago na nossa casa, em nossa rua, no bairro ou comunidade?
Você sabe, a chuva faz parte do ciclo da natureza, está presente em nosso cotidiano e não vai sair! Ela vai voltar e voltar novamente, querendo você ou não, você estando preparado ou não. Isso é um fato!
Ficar surpreso com a chuva e o que acontece após um temporal não muda uma realidade, mas perceber isso e começar uma mudança de atitudes pode sim fazer a diferença.
Precisamos parar de culpar a natureza pelo que nós mesmos estamos provocando e começar a rever nossas atitudes, no nosso grupo de amigos, na nossa família, casa e trabalho.
Pergunte-se:
Por que minha rua alaga quando chove?
Por que o rio transborda e leva embora as encostas?
Por que a praia fica tão suja depois de um temporal?
De onde vem todo esse lixo que está na minha porta e não é meu?
Por que a cidade está um caos depois da chuva?
O que eu faço pra mudar isso?
A resposta é que nós somos responsáveis pelo que acontece ao nosso redor, e a forma como nos comportamos e nos relacionamos com o planeta, com outras pessoas, empresas, instituições e governos afeta diretamente o nosso bem-estar.
Nossa rua está alagando porque estamos entupindo de lixo os bueiros e rios. Nossa praia está suja, porque todo lixo que jogamos por aí escorre com a água e vai parar nela. A cidade fica destruída porque a água é um ser forte, se sua passagem está sendo obstruída ela vai achar outro caminho. Esse caminho pode ser a sua rua, pode ser a sua casa!
É pensando em amenizar essas consequências e neutralizar este impacto que mais uma vez a ROUTE está unindo forças para abraçar o mar, abraçar a Praia de São Conrado no The Hug, e mostrar que um time forte e focado em um único objetivo tem um enorme poder de transformação.
Sabemos que uma limpeza de praia não vai solucionar todo este problema, mas temos certeza que este movimento faz muita gente refletir e principalmente faz com que esta onda de consciência chegue há muitas outras pessoas, empresas, instituições e também ao nosso governo. A conscientização é o principal canal de transformação social, pois a partir do momento que se percebe quais são as consequências das nossas atitudes podemos repensar melhor nossas ações.
Temos muito orgulho de estar conectados com pessoas e empresas que estão realmente engajados em trazer soluções reais para nosso impacto do lixo nas praias, poder contar com toda essa gente do bem e todos esses projetos incríveis nos dá muita energia na hora de continuar caminhando e construindo cada vez mais pontes, em busca da neutralização do impacto do nosso consumo.
Conheça um pouco mais sobre quem faz o THE HUG movimento acontecer:
Patrocinadores
Ellus
Involves
Oceanrefresh
Hortifruti
Hotel Nacional Rio
Parcerias estratégicas
Instituto Lixo Zero Brasil
Orla Rio
Parley.tv
Parcerias
@pegadadobem⠀
@surfstonehouse⠀
@rocinhaemfocooficial⠀
@grupofamilianamesa⠀
@hortanafavela⠀
@tioleyfbbnaveia⠀
@vussurfrocinha⠀
@institutoresponsa_original⠀
@360sportsoficial⠀
@soulbodysurf⠀
@voolivrenorio⠀
@ctsaoconradobeach⠀
@sancaalta⠀
@project_8_designs⠀
@saoconrado_ama⠀
@hotelnacionalrio⠀
@vivendoeaprendendo.oficial⠀
@rocinha_sob_lentes ⠀
⠀
Correalização ⠀
@salvemossaoconradorj⠀
@routebrasil ⠀
@saoconrado_ama⠀
@bernardoegas /SMAC Rio