[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1585348019482{margin-bottom: 0px !important;}”]Em duas semanas tivemos a oportunidade de ver mudanças significativas na terra e sua atmosfera. Primeiro na China, depois Itália e agora na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Nas imagens do satélite da NASA, pudemos acompanhar os gráficos que mostraram a diminuição dos poluentes, do outro lado do planeta. E aqui no Brasil, os moradores puderam ver o céu estrelado novamente na última quinta-feira (26/03/20).[/vc_column_text][mk_image src=”https://routeinstitute.org/brasil/wp-content/uploads/fotografo-registra-corpos-celestes-em-ceu-claro-de-santos-sp-foto-arquivo-pessoal-jamil-vila-nova.jpg” image_size=”full” desc=”Fotógrafo registra corpos celestes em céu claro de Santos (SP) — Foto: Arquivo Pessoal/Jamil Vila Nova” caption_location=”outside-image” align=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1585347633106{margin-bottom: 0px !important;}”]Astrônomo amador, o fotógrafo Jamil Vila Nova, de 53 anos, conta que percebeu as diferenças no céu desde o começo da quarentena. Ele aponta que a luminosidade que presenciou em Santos não é comum na cidade, mas sim em municípios com menor população, como Peruíbe e Itanhaém. “O céu está um azul fora do comum, não é assim em Santos desde a década de 70 e começo dos anos 80”. Fonte G1
Isso é o resultado da quarentena! Há menos pessoas na rua, menos carros, ônibus, caminhões, aviões… A consequência disso é a diminuição dos poluentes na atmosfera e também melhora da qualidade do ar que respiramos.
É a Terra respirando!
“Outro fator importante é a chegada do Outono. Nessa época a temperatura média da estação faz com que a agitação das partículas de água na atmosfera diminua, aumentando a visibilidade”.
– Waldir Paschoal, Professor de Física. Fonte: G1
A definição do outono foi limitada pela humanidade apenas como a estação do ano que as folhas caem. O que revela mais um ponto de dissociação entre nós e o ciclo da natureza. É mais do que uma fase de troca das árvores, é um ensinamento pra nós enquanto parte dela. Vamos fazer essa leitura?⠀
Os ciclos da natureza são sábios e têm um propósito. O outono, por exemplo, é um período de recolhimento, introspecção e reavaliação não só pessoal, mas também coletiva. E isso tem tudo a ver com o momento de pandemia que estamos vivendo agora, né? E ele é capaz de potencializar a nossa autorresponsabilidade de ficarmos em casa. É um momento de reflexão – sobre os modelos de produção, sobre as nossas prioridades e sobre responsabilidade coletiva e autocuidado.⠀É momento de respeitar o tempo das coisas e confiar nos planos de Gaia, nos ciclos alinhados a lua e ao sol.
Fonte: Menos um Lixo[/vc_column_text][mk_image src=”https://routeinstitute.org/brasil/wp-content/uploads/outono-meditao-1.jpg” image_size=”full” desc=”Foto: Reprodução” caption_location=”outside-image” align=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1585347658973{margin-bottom: 0px !important;}”]No entanto, enquanto a Terra respira um pouco melhor, acompanhamos muitas vidas serem perdidas pelo agravamento da obstrução das vias respiratórias, uma vez que o pulmão é um dos órgãos mais afetados pelo vírus.
Fonte: G1 [/vc_column_text][mk_image src=”https://routeinstitute.org/brasil/wp-content/uploads/the-shocking-centre-of-the-covid-19-crisis-foto_skynews.jpg” image_size=”full” desc=”Bolhas evitam a disseminação do coronavírus em hospital de Bergamo, Itália Foto: Reprodução/Sky News” caption_location=”outside-image” align=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1585347957625{margin-bottom: 0px !important;}”]
A pergunta é: será isso uma mensagem da Terra para nós?
Nossa Mãe Natureza está ficando sem ar, está entrando em colapso por causa de nossos caprichos como humanidade. Está pedindo por zelo e cuidado para a raça humana, para poder se reabilitar. Já pensou o quanto nossa atmosfera está obstruída, quanto as “vias respiratórias” da Terra estão comprometidas? E o mais importante, quantos de nós ainda vão sofrer, seja por vírus que deixam sem ar, seja por água poluída, por fome? Quando mais vamos permanecer nesse sistema de consumo desenfreado?
Fica a reflexão, o que você pode mudar hoje, para melhorar o bem-estar da Terra, do seu próximo e de si mesmo?
Junte-se a nós na rota de transformação para um mundo melhor! É ROUTE![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]