[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1585867743893{margin-bottom: 0px !important;}”]A Route e a Comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, já trabalham juntas há cerca de 2 anos. Com o apoio do Grupo Família na Mesa, iniciamos a nossa missão na (e com) a comunidade, ajudando as pessoas e, principalmente, mantendo um movimento de conscientização com muitas famílias. Consideramos a frente social um dos nossos focos mais importantes, pois é a partir dela que realmente vemos o resultado de nosso trabalho, individualmente em cada pessoa.[/vc_column_text][mk_image src=”https://routeinstitute.org/brasil/wp-content/uploads/route-comunidade-misso-rocinha-4.jpeg” image_size=”full” desc=”Missão Rocinha – Foto: Mara Jane Saccon” caption_location=”outside-image” align=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1585865463752{margin-bottom: 0px !important;}”]A conversa, a solidariedade, o companheirismo e principalmente a força que a Maior Comunidade da America Latina nos ensina a cada missão, transforma nosso modo de pensar! Nós temos orgulho de ter uma parceria tão bonita, onde pessoas aprendem mutuamente umas com as outras, onde a troca é verdadeira, os objetivos em comum nos aproximam cada vez mais e assim crescemos e nos desenvolvemos juntos. Mudando o que está a nossa frente!
Hoje, a Route manda um Salve Rocinha! E traz a história de uma de nossas missões morro acima!
No dia 15 de março de 2020, aconteceu o Dia Route Praia na Toca do Capiroto, uma ação em comemoração ao aniversário do Marcello Farias, fundador do Salvemos São Conrado. Na data, estivemos com nossa equipe do Time Marisco em parceria com outras importantes entidades: Rocinha em Foco, Vivendo um Sonho Surf – Mister, Instituto Responsa, para realizar a limpeza de uma gruta, que fica no costão da Praia de São Conrado. Da “toca”, retiramos juntos, cerca de 3 mil garrafas PET, em aproximadamente 3 horas de ação! Isso mostra como a união de várias entidades consegue grandes realizações. A limpeza na Toca do Capiroto é fundamental, pois todo lixo que desce do morro, para ali e consequentemente vai para o mar, poluindo a Praia de São Conrado (e oceano a fora).[/vc_column_text][mk_image src=”https://routeinstitute.org/brasil/wp-content/uploads/ao-toca-do-capiroto-so-conrado-1.jpeg” image_size=”full” desc=”Na foto, Simão e Marcello Farias – Ação Toca do Capiroto, Praia de São Conrado – Foto: Mara Jane Saccon” caption_location=”outside-image” align=”center”][mk_image src=”https://routeinstitute.org/brasil/wp-content/uploads/ao-toca-do-capiroto-so-conrado-2.jpeg” image_size=”full” desc=”Ação na Toca do Capiroto – Praia de São Conrado – Foto: Mara Jane Saccon” caption_location=”outside-image” align=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1585867883433{margin-bottom: 0px !important;}”]Na manhã do mesmo dia, uma parte de nossa equipe havia se deslocado até a Comunidade da Rocinha para dar apoio à limpeza de uma casa, que pegou fogo anteriormente. A missão: retirar os entulhos, 46 sacos de 50kg, por quase 300 degraus!
“Na Rocinha, umas das maiores favelas da América Latina, experiência única subir 286 degraus por 8 vezes seguidas, para ajudar uma família na coleta de 46 sacos de 50kg, cheios de escombros que restaram da sua casa incendiada por curto circuito da rede elétrica.” — Gutemberg Duarte Palumbo, Salva-vidas, Brigadista e Voluntário Route da Península do Maraú-BA.
[/vc_column_text][mk_image src=”https://routeinstitute.org/brasil/wp-content/uploads/route-comunidade-misso-rocinha-1.jpeg” image_size=”full” desc=”Missão Rocinha (15/03/2020) – Foto Mara Jane Saccon” caption_location=”outside-image” align=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1585865867035{margin-bottom: 0px !important;}”]Para quem ainda não conhecia o lugar, e nem sequer havia entrado na Rocinha, o aprendizado foi grande. Quando estamos abertos a olhar as situações que acontecem em nossa vida sem julgamentos, apenas como observadores, com certeza podemos retirar as melhores percepções. A vida está a todo momento nos mostrando as belezas do mundo, cabe a nós olhar com amor e aproveitar os momentos para viver a experiência sem medo.
“Chegamos no pé do morro, olhei pra cima tive a percepção de sua magnitude; uma casa em cima da outra, becos e vielas, escadas, pessoas de moto, ônibus subindo ruas estreitas…” — João Vitor Loureiro Martins, Engenheiro Sanitarista e Ambiental e Voluntário Route.
Nossa missão demorou cerca de 4 horas e muitas trocas nos aproximaram ainda mais, o dialogo e a vontade de ambos os lados de melhorar, a garra das pessoas envolvidas nos mostram que vale a pena estarmos conectados para juntos fazer um mundo melhor. Para cada um, em cada comunidade![/vc_column_text][mk_image src=”https://routeinstitute.org/brasil/wp-content/uploads/route-comunidade-misso-rocinha-2.jpeg” image_size=”full” desc=”Missão Rocinha (15/03/2020) – Foto Mara Jane Saccon” caption_location=”outside-image” align=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1585866182168{margin-bottom: 0px !important;}”]
“Meus olhos e minhas pernas subiram o morro para me apresentar a Rocinha. Um novo mundo. De luta, de vida. De vida vívida e sobrevivida. Olhei pro céu e estava lá um emaranhado de fios, entrelaçados como nossos corações que acabavam de ter sido (re)conectados.” — Mara Jane Saccon, Fotógrafa humanitária e Voluntária Route.
[/vc_column_text][mk_image src=”https://routeinstitute.org/brasil/wp-content/uploads/route-comunidade-misso-rocinha-3.jpeg” image_size=”full” desc=”Missão Rocinha (15/03/2020) – Foto Mara Jane Saccon” caption_location=”outside-image” align=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1585866542634{margin-bottom: 0px !important;}”]O objetivo de nossa vida deve ser positivo! O ser humano está convivendo no Planeta Terra para sua evolução – corpo, alma e espírito. Viemos para aprender, para trocar, com humildade. Para adquirir sabedoria de como conviver em comunidade, como compartilhar, e desenvolver qualidades humanas básicas: cordialidade, bondade, compaixão.
Quando exercitamos a compaixão e a solidariedade, consequentemente, estamos transformando nossas vidas e a de muitas outras pessoas. Se queremos progredir, devemos fazê-lo em conjunto. Ajudando o outro, estamos melhorando nossa vida também!
A vida é um fluxo continuo, estamos interligados, querendo ou não. Nossas conexões não acontecem por acaso, não entramos uns na vida dos outros por coincidência. A gente se encontra porque tem uma missão, um propósito em comum, e só descobre isso trabalhando e colaborando junto, com amorosidade e empatia.
Fica aqui também o nosso agradecimento ao Time Route de voluntários, nossa grande família, que está sempre no “corre”, levando a nossa corrente e mantendo a rota por um mundo melhor erguida!
E mais uma vez, um salve à toda a Comunidade da Rocinha que abre suas portas para a Route. Aprender com vocês e ter a oportunidade de dividir o mesmo tempo na Terra é incrível! Juntos somos muito mais fortes e vamos muito mais além!
É ROUTE![/vc_column_text][/vc_column][vc_column][/vc_column][/vc_row]