Você sabia que os produtos de limpeza que usamos, como detergentes, alvejantes e desinfetantes, vão parar nos oceanos contaminando a fauna local? Ao serem descartados nos ralos e, por não receberem o devido tratamento nos sistemas de esgoto, eles têm como destino final nossos rios, lagos e mares, gerando impactos negativos nesses ambientes.
Atenção à composição dos produtos de limpeza
Isso acontece pois detergentes contêm em sua fórmula os chamados agentes sequestrantes, substâncias que facilitam a limpeza em águas com maior concentração de cálcio e magnésio. O mais usado entre esses agentes é o tripolifosfato de sódio que, por ser nutriente para as algas, provoca o aumento em demasia desses organismos em corpos hídricos. A proliferação não natural dessas plantas desequilibra o ambiente aquático, diminuindo a dissolução de oxigênio na água e prejudicando os microorganismos e espécies marinhas.
Os limpadores do tipo multiuso, por sua vez, são compostos por sulfonato de alquilbenzeno linear, mais conhecido como LAS. Quando o LAS entra em contato com os rios e oceanos, ele provoca a diminuição da permeabilidade da luz e a dissolução de oxigênio, além de provocar a estagnação de partículas em suspensão e ser extremamente nocivo para organismos como plânctons e crustáceos.
Já a água sanitária e outros alvejantes têm como princípio ativo o cloro, que é extremamente tóxico para todos os organismos vivos. Grande parte dessas soluções também contêm estabilizadores e metais pesados, como o mercúrio, por exemplo. Ao serem descartadas, essas substâncias, que têm pouca degradabilidade, poluem nossos sistemas hídricos, prejudicando diretamente a vida aquática e, consequentemente, a cadeia ambiental.
O que podemos fazer
A verdade é que todo produto de limpeza causará algum tipo de impacto ambiental. No entanto, é dever de todos nós sermos conscientes de nossas escolhas e buscar reduzir nosso impacto de alguma forma. Comece realizando o 1º desafio da Liga Zero Descartável ao produzir os seus próprios produtos, com ingredientes e resíduos encontrados em casa! Confira algumas dicas da Route:
- Para lavar louças, você pode utilizar uma solução à base de vinagre e bicarbonato de sódio e armazená-la em um vidro ou embalagem plástica que iria para o lixo. É tão eficaz quanto os produtos encontrados no mercado 😉
- Para desinfetar, você encontra receitas simples e práticas na internet, como o desinfetante à base de casca de laranja, álcool de cereais e vinagre da Bela Gil
- Já para tirar manchas ou atingir aquele efeito branqueador do cloro, indicamos o tradicional sabão de coco com auxílio da exposição ao sol
Você também pode testar os diferentes produtos de limpeza ecológicos disponíveis em mercados físicos e e-commerces. Opte por aqueles com selo de certificação, o que significa que a fabricante passou por auditoria sobre os processos e matérias-primas utilizadas. E o mais importante: compartilhe essas ideias com seus amigos e sua família. Quanto mais gente aderir aos hábitos conscientes, menos impacto no planeta!
Fontes: POSITIVA – Perigos do cloro à saúde e ao meio ambiente
eCycle – Sabão e detergente: conheça seus impactos ambientais
eCycle – Do que é feito o limpador multiuso e quais seus impactos ambientais?