Você já reparou como o plástico está presente em diversos itens do nosso cotidiano?
Nas garrafas d’água, em embalagens de biscoitos, frascos de shampoos e sabonetes líquidos, copos descartáveis, pacotes de frutas cortadas e por aí vai. Isso acontece por ser um material barato e que nos oferece muita praticidade.
Acontece que essa praticidade tem um preço muito alto para o Meio Ambiente. Ao ser descartado para o lixo comum, há dois destinos possíveis para o plástico: o aterro sanitário, onde ficará lá por um bom tempo até se decompor, ou para a reciclagem, onde passará por um processo para a reutilização.
O oceano é o destino final
Aqueles que permanecem no aterro sanitário, além de contaminarem o solo, ficam sujeitos à ação do vento e da chuva, que podem arrastar essa “montanha” de plásticos para os rios e, consequentemente, os para os oceanos.
Uma vez no mar, o plástico é ingerido por animais marinhos e muitas vezes, se enroscam nos mesmos, prejudicando sua locomoção. Para se ter uma ideia, a cada ano, 8 milhões de toneladas de plásticos vão para o oceano! O resultado final já sabemos: incontáveis animais mortos pela alta ingestão desse material ou porque tiveram sua mobilidade prejudicada.
Você pode amenizar o seu impacto
Pensando em reduzir esse impacto e propor novos hábitos para a população, um dos desafios da Liga Zero Descartável propõe a eliminação de ao menos um plástico do seu banheiro.
Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas:
- Opte por shampoos, condicionadores e sabonetes em barra. Além de eliminar o plástico, esses produtos costumam ter maior durabilidade, além de serem compostos por ingredientes naturais. Já estão disponíveis no mercado algumas marcas bem legais que trazem essa proposta
- Opte por hidratantes e esfoliantes caseiros ou armazenados em embalagens de vidros. Aqueles vendidos em farmácia, além das embalagens plásticas, muitas vezes são compostos por microplásticos. Por exemplo, já pensou em hidratar a pele com óleo de coco? Ou esfoliar com uma mistura de café e mel? Nossa equipe segue e aprova essa dica 😉
- Opte pelo uso de desodorantes em creme armazenados em pote de vidros ou por marcas ecológicas com embalagens biodegradáveis
Caso você prefira comprar de alguma marca, ao invés de preparar seus cosméticos naturais ou procurar substituições, saiba que o mais importante é saber exatamente o que você está comprando. Ou seja, leia as embalagens antes de levá-las para casa. Procure pelos selos que indicam se a embalagem é biodegradável ou pode ser reciclada. E depois não esquece de compartilhar a sua dica com a gente nos comentários!
Fontes:
https://emejr.com.br/embalagens-sustentaveis/
https://www.ecycle.com.br/2910-embalagem-biodegradavel