Primeiramente, você sabe o que é um plástico de uso único? Plásticos de uso único são aqueles materiais para consumo utilizados por um período rápido antes de serem descartados, como copos, talheres, canudos e pratos, e geralmente são fornecidos em festas de criança ou churrascos.
Esses materiais são amplamente utilizados, pois são práticos, baratos, leves e não necessitam de lavagem após o uso. Porém, apesar da praticidade, o uso excessivo e por vezes desnecessário desses plásticos traz prejuízos às vidas marinhas e aos oceanos.
Vidas marinhas estão sendo perdidas
O plástico é um material fortemente presente em nossas vidas, gerando grande quantidade de lixo através do nosso consumo. Por conta do seu uso inconsciente e seu descarte incorreto, quantidades desse lixo chegam aos oceanos e prejudicam as espécies que lá vivem.
Animais marinhos, como tartarugas e peixes ingerem acidentalmente esses plásticos de uso único e qualquer outro material que chega até os oceanos. Assim, o sistema digestório se torna repleto desses resíduos, levando-os à morte. Além disso, os animais também podem ficar presos em sacolas plásticas, o que leva à muitas perdas por conta de intoxicação e asfixia.
Na Europa, os plásticos de uso único serão proibidos a partir de 2021
O Parlamento Europeu decidiu, em março de 2019, que plásticos de uso único serão proibidos a partir de 2021 nos estados membros da União Europeia. Afirmam ainda que a próxima meta é implementar medidas para reduzir o uso de recipientes de comida e tampas de plástico para bebidas quentes. Até 2025, as garrafas de plástico devem ser feitas com 25% de conteúdo reciclado e, em 2029, 90% delas devem passar pelo processo de reaproveitamento.
“Hoje, demos um passo importante para reduzir a poluição de plástico e lixo nos nossos oceanos e mares. A Europa está estabelecendo padrões novos e ambiciosos, abrindo caminho para o resto do mundo”, disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, que encabeçou o plano.
Também serão proibidos na cidade de São Paulo
A lei que proíbe o fornecimento de plásticos de uso único, sancionada pelo prefeito Bruno Covas e de autoria do vereador Xexeu Trípoli, entrará em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2021. A lei visa diminuir o volume de resíduo plástico, incentivar a reciclagem e impulsionar uma transição para a economia circular (reduzir, reutilizar e reciclar).
Porém, a lei se aplica a bares, restaurantes, hotéis, padarias, espaços para festas, clubes noturnos, salões de dança, eventos culturais e esportivos, não impedindo a venda desses materiais em supermercados, já que a mesma é regulamentada pela legislação federal.
Apesar desse porém, a aprovação dessa lei já é um grande avanço para ativistas que lutam pela preservação ambiental.
Agora que você sabe dos prejuízos gerados por esse lixo e que há vidas marinhas sendo perdidas, cabe a você começar a repensar os seus hábitos de consumo e fazer disso uma reflexão: é isso que eu quero proporcionar à Santa Natureza? Essa é a forma de agradecermos por tudo que ela tem nos oferecido? O momento de mudar é agora e você pode começar montando um kit com canudo de inox, um copo de silicone e uma ecobag, e se possível, levá-lo com você sempre que sair de casa. Pequenas mudanças movem o mundo!
É ROUTE!
Fontes: Ciclo Vivo | O Eco