Como você já sabe, o plástico é um material amplamente utilizado e extremamente prejudicial aos oceanos e às espécies marinhas. Por isso nós, da Route, pensamos na preservação dos mares e dos diferentes animais que neles habitam, e viemos fornecer dicas de como substituir alguns objetos de plástico do nosso dia a dia por materiais que prejudiquem menos a nossa Santa Natureza.
Você pode começar substituindo as sacolas plásticas por ecobags ou sacolas de lona quando for ao mercado fazer as suas compras, e ao invés de armazenar frutas e legumes em sacos plásticos, pode substituí-los por sacos de panos laváveis. É muito mais prático separar ecobags para carregar as compras, pois você não precisará carregar um monte de sacolas plásticas, pois uma ecobag grande pode guardar vários alimentos. Além disso, é menos agressivo.
Ainda falando sobre utensílios relacionados à cozinha, os potes plásticos podem ser substituídos por potes de vidro. Utilizar potes de vidro é mais higiênico, pois é mais fácil de lavar, porém, são mais caros e mais pesados que os de plástico. Por esses fatores, essa mudança pode ser feita aos poucos. Além de servirem para guardar alimentos, também podem ser úteis para guardar clipes, canetas e outros materiais.
Quanto aos objetos do banheiro, você pode substituir, respectivamente, a escova de dente de plástico e o cotonete, que tem haste de plástico, por uma escova de bambu e um cotonete de haste de bambu.
O depilador de plástico (ou Gillette) também pode ser substituído por um aparador de metal, aquele usado antigamente, sabe? Dessa forma, você precisa apenas encaixar a lâmina na hora de usar e guardá-la quando não estiver usando, o que é muito vantajoso, visto que o depilador de plástico já é vendido com as lâminas e por ficarem molhados e na maioria das vezes destampados, enferrujam e precisam ser descartados, tornando o seu tempo de vida útil muito pequeno. Com o de metal, você pode secar a lâmina e guardá-la em um recipiente de metal, preservando-a.
Outros itens que também podem ser substituídos e você pode levá-los consigo por onde for, são os canudos de inox e o copo de silicone. Com eles, você evita a utilização de canudos de plástico ao tomar um coco na praia, por exemplo, e evita, também, consumir bebida em copos descartáveis quando está fora de casa. Outra alternativa para substituir o copo plástico são os copos térmicos, que são excelentes, pois mantém a temperatura da água. Canudos de papel também podem ser usados, mas a desvantagem é que com o líquido, podem rasgar e você precisará pegar outro. Sabia que também existe canudo de macarrão?! Porém, não dá para dobrar pois são duros demais, mas é continua sendo uma alternativa considerável.
Você pode substituir as embalagens plásticas de cosméticos, como xampu, condicionador, cremes e sabonetes por versões em barra. O sabonete para corpo e rosto em pedra sempre existiu, e agora xampus, condicionadores e hidratantes também são vendidos dessa forma. Mas para muitas pessoas é difícil se habituar a essa mudança, pois muitos preferem a forma líquida do produto. Se essa mudança não for possível, você pode optar por produtos em embalagens biodegradáveis ou fazer seus próprios cremes naturais, não utilizando assim as embalagens de plástico e armazenando-as em de vidro.
O maior desafio é substituir as embalagens de produtos de limpeza e de alimentação. Uma alternativa é fazer compras à granel e armazená-las em potes de vidro, por isso, pesquise em sua cidade um local que venda alimentos desta forma. Produzir seus próprios produtos de limpeza naturais é uma alternativa em substituição às embalagens de plástico, porém, nem sempre é viável. Outra opção é comprar produtos de marcas ecológicas que utilizam embalagens biodegradáveis. Se nenhuma dessas alternativas for viável para você, sempre que possível, prefira os alimentos vendidos em embalagens de vidro ao invés de em plásticos.
São muitas as mudanças que precisamos fazer e não são fáceis, pois a mudança de hábito ocorre aos poucos. Por isso, comece aos poucos e com passos pequenos. Pequenos gestos, grandes mudanças!
É ROUTE!