Quando falamos sobre as baleias lembramos de momentos como a cena de Pinóquio, ou o livro Moby Dick, que retrata muito bem sobre as pescas baleeiras. Mas sabemos de verdade qual o seu real valor e qual a importância das baleias para o planeta?
A importância das baleias
As baleias são espécies-chaves na vida oceânica da Terra. Isso significa que caso ocorra a extinção deste mamífero, as consequências podem ser perigosas, como o desaparecimento de várias outras espécies. Um bom exemplo disso é a relação de predador e presa dada pelo Doutor em Ecologia e Evolução, Rodrigo Tardin:
“As cachalotes (Physetermacrocephalus) se alimentam de lulas e outros animais em grandes profundidades, mas como um mamífero marinho, precisa subir à superfície para respirar. Nesse processo, muitas vezes esses animais que podem chegar a medir 18 metros e pesar 45 toneladas, defecam na superfície. A concentração de ferro nas fezes deles, muitas vezes, pode ser maior que 10 milhões de vezes o do ambiente. Essa concentração de Ferro extra no ambiente acaba ‘fertilizando’ o lugar e aumentando o processo de fotossíntese realizada pelo fitoplâncton.”
Imagem: Unsplash
Sendo assim, conseguimos perceber que a existência desses mamíferos vai muito além do que as belezas vistas em parques temáticos ou imagens fotográficas. Isso porque as baleias ajudam de forma inconsciente a vida na Terra. E poucas pessoas conseguem perceber o verdadeiro impacto desta informação.
E se as baleias entrassem em extinção?
Se as baleias entrassem em extinção hoje, uma das primeiras consequências seriam um grande desequilíbrio no meio ambiente, afirma a Diretora do Instituto Baleia Franca. Outros exemplos que podemos citar, é a diminuição do Plâncton, fonte principal de alimentos de peixes e a consequente extinção destes.
Estimativas afirmam que existem cerca de 1,3 milhões de espécies de grandes baleias nos oceanos. A população de baleias-azuis atualmente é apenas de 2 a 5% da população histórica antes da caça.
Imagem: Unsplash
Desse modo, se conseguirmos uma recuperação contínua das baleias podemos ajudar nos ecossistemas marinhos. Assim, podemos formar um importante equilíbrio das alterações climáticas em nosso ecossistema oceânico.
É extremamente necessário proteger as baleias
Uma proposta interessante vista no site Mar sem Fim é uma espécie de REDD das baleias. A REDD é um modelo potencial das Nações Unidas (ONU) que fornece incentivos para os países preservarem suas florestas.
“De maneira semelhante, podemos criar mecanismos financeiros para promover a restauração das populações de baleias. Incentivos na forma de subsídios ou outras compensações podem ajudar aqueles que incorrem em custos significativos em resultado da proteção das baleias.”
À vista disso, conseguimos ver o quanto é importante a preservação das baleias. Esses animais ajudam no combate do CO2, uma vez que “roubam” 33 toneladas de CO2 quando morrem e afundam nos oceanos. Além disso, também são muito importantes na preservação da vida marinha. Por fim, é necessário lembrar que as baleias são seres vivos e têm o direito de viver como qualquer outro.