Hoje, dia 26/07, é o Dia Mundial da Proteção aos Manguezais. Mas, afinal, você conhece a importância do mangue?
O manguezal é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Ele é característico em regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, e é dominado por espécies vegetais típicas.
Dia de Proteção aos Manguezais: qual a importância do mangue para o meio ambiente?
O mangue é essencial para o equilíbrio ecológico. Devido a sua elevada biodiversidade, as áreas onde se localizam os mangues são grandes berçários naturais para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo considerado um dos ecossistemas mais importantes do planeta, são lugares ricos em diversidade de vida.
Imagem: Pixabay
Os bosques de mangue destacam-se por sua alta biodiversidade funcional, o que os capacita a ocupar áreas distintas, nas quais é inviável a ocupação pela maior parte das espécies vegetais.
Com relação às funções ecológicas dos manguezais, podemos destacar algumas:
- Proteção da linha de costa, evitando a ação erosiva das marés, tempestades e furacões; filtração de poluentes, diminuindo a poluição das praias;
- Refúgio para inúmeras espécies marinhas e estuarinas, que encontram abrigo para reprodução, alimentação e desenvolvimento das formas juvenis;
- Além de serem grandes fornecedores de proteínas para populações residentes no seu entorno.
Entre os ecossistemas florestais, os mangues são reconhecidos por sua capacidade de absorver a grande quantidade de gás carbônico presente na atmosfera. O “sequestro de carbono”, como este fenômeno natural é conhecido, consiste na transferência de carbono da atmosfera para o solo e a água por meio das árvores do mangue.
Por que preservar o mangue?
Pelo ponto de vista ecológico, os manguezais são essenciais para a manutenção da vida marinha e terrestre, é no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. Fundamentais para a retenção de carbono e berçário da vida marinha, os manguezais encontram ameaça na expansão urbana, no desmatamento e na poluição.
Imagem: Pixabay
Desde 2004 é comemorado o Dia Mundial de Proteção dos Manguezais, que se celebra no dia 26 de julho. Esse dia constitui uma forma de ação global contra o contínuo desaparecimento desse ecossistema e a consequente perturbação no modo de vida das comunidades que dependem dele.
Por serem ambientes altamente produtivos, os manguezais são reconhecidos por sua importância socioeconômica. Estudos indicam que mais de 75% dos peixes, crustáceos e moluscos capturados para fins comerciais habitam os manguezais em algum estágio do seu ciclo de vida, como as outras e os caranguejos.
A preservação dos manguezais implica na subsistência de pescadores, ribeirinhos, e todos aqueles que, de alguma forma, precisam dos manguezais para sobreviver.