FAÇA A SUA DOAÇÃO PARA A EXPEDIÇÃO
Península de Maraú. Mar azul, em muitas partes com águas cristalinas, piscinas naturais, longas faixas de areia desertas, tudo isso cercado de grandes coqueirais com um verde brilhante que destaca a natureza. Localizada na Costa do Dendê, a ilha se destaca como um dos destinos mais lindos do Litoral Sul da Bahia.
Península de Maraú e o problema do lixo
Localizada entre Itacaré e Morro de São Paulo, este pequeno paraíso é ressaltado não somente pela beleza, mas também pela quantidade de resíduos encontrados no local, em grande parte, vindos do exterior do país.
Uma vez nos oceanos, os resíduos possuem grande capacidade de dispersão e espalhamento por marés, ondas, correntes e eventos naturais, trazendo diversos impactos ambientais, sociais e econômicos. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza (2020), cerca de 40% dos municípios carecem de sistemas de coleta e destinação dos resíduos sólidos apropriados.
Praia Local, Lixo Global
Pensando em uma solução para este problema, a Route Brasil e a ABLM uniram forças para criar a expedição “Praia Local, Lixo Global“. Idealizada por Gutemberg Duarte Palumbo, voluntário de ambas as instituições, este projeto visa alertar órgãos públicos quanto à necessidade de preservar os oceanos e sua costa marítima.
Gutemberg conhece Maraú há 20 anos e conta que a ilha tem um valor especial, que vai além de seus encantos naturais: “Conheci Maraú junto com três amigos. Lá conheci o senhor Adomil, exímio pescador, capitão do mar, grande agricultor rural e sua querida esposa, dona Maria das Dores, ambos falecidos. Foi através deles que, aos 20 anos, me envolvi com as comunidades mais vulneráveis, levei grupos de pessoas para desenvolver atividades culturais, esportivas e ambientais para estes moradores.”.
O voluntário conta que ainda não é possível medir o tamanho do impacto do projeto, mas enfatiza a importância de utilizar a expedição como piloto para todos os países do globo, pois é inegável a necessidade de equipes de limpeza pública no litoral, fiscalização dos trabalhadores do mar (indústria petroleira, pesca, transporte marítimo, turismo), educação quanto ao descarte correto realizado por essas tripulações: “Isso pode impactar o mundo. Trabalho, vivo, tenho lazer nestes locais e me sinto responsável por estes ambientes”, conta.”.
Imagem: Gutemberg Palumbo
Esta grande força tarefa vai ocorrer entre 22 e 29 de setembro e as instituições, Route Brasil e ABLM, contam com contribuições para ter sucesso em seu trabalho. É possível doar e ter mais informações sobre esta expedição clicando aqui.
“O oceano é uma forma de abrigo para quem busca paz de espírito, um ambiente sagrado que todos podem ter acesso de forma gratuita. É um dever de todos preservar essa santa natureza.” – Gutemberg Palumbo.