POR BBC NEWS
Como as pessoas em todo o sul da Califórnia se protegeram do furacão Hilary; outro desastre natural atingiu – um terremoto de magnitude 5,1.
Seu epicentro foi a noroeste de Los Angeles e #hurriquake logo se tornou tendência nas redes sociais.
Não causou grandes danos, e o furacão também foi rebaixado para um ciclone pós-tropical.
A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, disse que mais de 100 quartéis de bombeiros estavam verificando os danos nos prédios.
Bass disse em um tuíte que não houve relatos iniciais de danos estruturais causados pelo terremoto ou quaisquer feridos.
A sismóloga Lucy Jones disse à NBC News que foi “interessante” ter o terremoto perto de Ojai e foi a “primeira vez que tivemos um cinco desde 1932 exatamente neste local, e até mesmo dentro da bacia de Ventura”.
Ela alertou que mais tremores secundários são prováveis nos próximos dias.
O terremoto ocorreu ao mesmo tempo que o ciclone pós-tropical Hilary, que deixou muitos moradores inseguros sobre onde procurar abrigo.
A repórter da BBC News, Regan Morris, disse que estava passeando com seu cachorro quando o sistema de alerta de emergência de seu telefone disparou.
Um de seus vizinhos saiu correndo de casa em pânico dizendo que não sabia para onde ir e ela podia ouvir outras pessoas gritando dentro de suas casas quando o terremoto começou.
Outro vídeo de dentro de um supermercado mostrou itens caindo das prateleiras durante o terremoto, enquanto um homem saía correndo da loja com sua filha.
Enquanto isso, o Serviço Nacional de Furacões disse que a quantidade “contínua e histórica” de chuva causada pela tempestade deve causar inundações catastróficas localmente com risco de vida, além de outros problemas como deslizamentos de terra e deslizamentos de terra.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência na maior parte do sul da Califórnia, com mais de 7.500 soldados mobilizados para ajudar as pessoas a se prepararem para a tempestade.
Moradores do condado de San Bernardino foram evacuados devido às chuvas intensas, e o Serviço Nacional de Meteorologia alertou sobre inundações com risco de vida no condado de Ventura, depois que quase duas polegadas (cinco centímetros) de chuva caíram em duas horas.
Vídeos compartilhados nas redes sociais pelo condado de San Bernardino mostraram que a água da chuva lavava as pedras nas estradas , enquanto os caminhões passavam pela lama.
A tempestade já causou fortes chuvas em áreas que geralmente são desérticas e áridas. Especialistas alertaram que essas áreas eram mais suscetíveis a inundações repentinas, pois o solo lutaria para absorver a água.
Isso aconteceu em áreas como Palm Springs; notoriamente uma cidade deserta, que registrou sua hora mais forte de chuva de todos os tempos, disse Newsom.
Partes do Vale da Morte, famosas por ter algumas das temperaturas mais altas da Terra , também foram inundadas por chuvas intensas.
Tempestades tropicais são incomuns na área porque o ar seco, a água fria e as condições do vento ao largo da costa tendem a suprimir os furacões.
O repórter da CBS News, Jason Allen, disse que a tempestade foi “absolutamente sem precedentes” e muitos residentes ficaram confusos com o evento climático.
“Eu estava em uma estação onde eles estavam enchendo sacos de areia e um homem comentou: ‘Eu moro no deserto. Não deveria estar fazendo isso'”, disse ele à CBS.