Sem esforço incessante por um mundo mais ecologicamente consciente, apresentou um projeto de vanguarda que amalgama proezas tecnológicas com uma ardente devoção pelas preciosas praias do Brasil. A iniciativa de Ciência, concebida e liderada por Letícia Parada Moreira, uma Doutoranda altamente comprometida com o campo da Ciência e Tecnologia Ambiental na prestigiosa Universidade Santa Cecília, em estreita colaboração com a perícia técnica da mesma instituição e o apoio estratégico da Route Brasil, ostenta como desiderato primordial a avaliação da percepção ambiental manifestada pelos frequentadores das praias brasileiras enfrenta o desafio causado pela erradicação dos resíduos sólidos.
Letícia Parada Moreira, em suas palavras, destaca a importância da pesquisa:
“Quanto à importância da pesquisa, buscamos captar informações cruciais a nível nacional quanto à presença de resíduos nas praias brasileiras e assim colaborar para o desenvolvimento de políticas públicas, programas de educação ambiental e gestão de resíduos.”
Com o objetivo de compreender cabalmente o impacto dos detritos sobre nossos paradisíacos recantos naturais, investimos na aplicação de tecnologias de última geração no que tange à reutilização do plástico meticulosamente coletado nas praias. Esta abordagem promove, de forma simultânea, a sustentabilidade e fomenta a atividade esportiva nas orlas marítimas, contribuindo de forma determinante para o estabelecimento de praias mais assépticas, ecologicamente conscientes e dinâmicas.
O crescimento exponencial da população humana, aliado aos hábitos vertiginosos da sociedade contemporânea, suscita uma tendência preocupante, refletida na poluição que assola as praias e os oceanos. Neste contexto, implementamos a técnica de amostragem denominada “Shoreline Survey” na idílica praia do Sangava, situada no município de Guarujá. Tal procedimento objetivou a aferição da presença, abundância, tipologia e composição dos resíduos plásticos transportados.
Além disso, foi desenvolvido uma tecnologia de reciclagem mecânica especializada para o processamento do tipo específico de polímero encontrado nas praias. Este feito inovador possibilita a fabricação de pranchas de bodysurf confeccionadas em plástico reciclado, induzindo, assim, a promoção da atividade esportiva de maneira sustentável.
Com o intuito de alcançar um panorama abrangente sobre a percepção ambiental e a presença de resíduos nas praias do Brasil, convidamos calorosamente todos os interessados a participarem da pesquisa através do seguinte link: clique aqui.
Almejamos capturar uma visão holística sobre a maneira pela qual as pessoas percebem o entorno natural e os detritos que infelicitam as nossas praias. Convidamo-los a se juntarem a nós nessa nobre empreitada em direção a um porvir mais auspicioso para as gerações vindouras. Para tal desejo, encorajamos vivamente o compartilhamento desta iniciativa e a participação plena em prol desta mudança significativa.