Criar um mundo mágico de reflexos, luzes e cores, por meio de algo cujo valor passou a ser inexistente a partir do momento em que foi chamado “lixo”: isso é o que faz a artista plástica brasileira Debora Muszkat. Por meio de suas mãos e das mãos de suas alunas, o vidro descartado no meio ambiente é transformado em incríveis objetos e instalações, em um processo em que arte e sustentabilidade são indissociáveis.
Lá atrás, quando foi escolher que caminho seguir, nem sequer pensou em fazer qualquer outra coisa e foi direto prestar artes plásticas. Mas, segundo ela, desde a faculdade gostava muito de reciclar. Transformava coisas que existiam para um fim determinado em objetos com outras finalidades. Não sabendo dar os nomes aos bois na época, hoje sabe que já estava fazendo uso da técnica de upcycling – criando arte a partir do ordinário. Assim começou sua atividade criativa, com belas peças de vidro surgindo a partir de sua experimentação com cortes, recortes e composições.
Debora é uma artista multimídia: é desenhista, pintora, faz uso de fotografia, vídeo e foi em 1984 que se apropriou da reciclagem de vidro como seu principal meio de expressão artística, tendo hoje, portanto, 36 anos de experiência e pesquisa em arte vítrea. Além disso, Debora é também arte-educadora, movida pela missão de levar ao maior número de pessoas possível o upcycling do vidro na arte. Debora desenvolveu e coordenou diversos projetos de arte-educação para população de baixa renda, para artistas de rua, jovens e idosos de abrigos, em parceria com diversas instituições, como a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (2001 a 2008), Cidade Escola Aprendiz, Paço das Artes e Unibes Cultural. Sempre guiada pela reflexão sobre a reciclagem, a artista coordenou durante cinco anos o projeto “Oficina do Vidro”, promovendo diversos eventos com públicos distintos. Também participou de mostras no MAC, no MAM, no Centro Cultural Banco do Brasil, na Pinacoteca do Estado, e teve uma instalação desenvolvida para exposição no programa Metrópolis da TV Cultura (2005).
“O produto útil que é transcendido pela imaginação criativa” Debora Muszkat
“Através do Vidro, Debora Muszkat nos leva a um outro mundo – que é, finalmente, o nosso, e está ao alcance de todos, quando a visão estética e a preocupação ambiental dessa artista nos é capaz de conduzir, levemente, com delicadeza, nesse percurso de encontro, reencontro, reciclagem com nós mesmos. ” Marcelo Coelho
A ROUTE Brasil e a artista Debora Muszkat se uniram em uma frutífera parceria cujo foco é criar sistemas voltados ao desenvolvimento sustentável, em que o valor compartilhado acontece por meio da educação e da arte. Uma parceria fundamentada em três pilares: arte, educação e sustentabilidade. A nossa missão juntos é a de democratizar o conhecimento da arte vítrea, promovendo valores de reciclagem nas comunidades e ampliando suas opções de geração de renda, na perspectiva do estímulo à autonomia e à criatividade.
Os projetos dessa parceria propõem educação, atividade humana, valorização dos espaços de moradia, profissionalização dos moradores e reaproveitamento de vidros descartados, com ênfase na expressão artística. Sempre baseados no upcycling do vidro e promovendo, portanto, a Economia Circular, mantendo produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor.
Divulgar a importância da ressignificação dos resíduos sólidos por meio da arte. Soluções imediatas e novas janelas de oportunidades para um futuro melhor.