A EXPD, nossa agência parceira de experiências pedagógicas, há muitos anos extrapola os limites das salas de aula ao repensar o formato tradicional de educação levando a aprendizagem para além dos ambientes interiores. E o texto a seguir, o Manifesto Extrapolando da EXPD, é um chamado ao Ecoturismo e à educação fora da caixa.
É através do chamado aprendizado VIVO, que acontece por meio do contato com a mata e seu povo, do contato com os rios e suas curvas, do contato com o mar e suas ondas e do contato com a história e seus agentes que, enfim, entramos em contato com nós mesmos! Nosso objetivo é te chamar a ir ALÉM do contato para que nos tornemos agentes da transformação de realidades, através de uma limpeza de praia, de um plantio de muda nativa ou de uma dança tradicional junto à comunidade visitada, por exemplo. São inúmeras as possibilidades de imergir e de agir.
Inseridos no espaço, os alunos e/ou turistas que participam de uma expedição conduzida pela EXPD, utilizam os sentidos para experimentar o mundo a sua volta, interpretando-o e estabelecendo uma relação de proximidade com ele. Assim, cria-se o ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e acadêmico de jovens de diversas séries e idades.
O Ecoturismo como ferramenta para o Turismo Pedagógico representa a oportunidade de explorar a relação homem-espaço, nas mais variadas perspectivas de análise do conhecimento humano (geográfico, físico, biológico, ecológico, etc). E isso de forma interativa, divertida e multidisciplinar.
Diante desse recurso, verificamos a eficácia das atividades de campo na prática de ensino, constatando que, através das viagens de estudo, é possível aprender na prática o que foi visto teoricamente em sala de aula. A EXPD realiza viagens pedagógicas, utilizando o Ecoturismo como ferramenta há anos. São milhares de quilômetros percorridos e centenas de alunos impactados. Temos sido testemunha da transformação e do despertar de jovens, que convivem com uma realidade urbana e estéril, através do contato com a natureza ao vivo e com seus povos.
Essa metodologia os convida a se tornarem seres altamente conscientes e ativos em prol da Mãe Natureza. É incrível o poder que o simples contato com uma floresta intocada e o conhecimento de quem nela vive pode provocar. Isso nos motiva, nos fazendo querer cada vez mais proporcionar essa transformação e, assim, sonhar com uma nova geração de trilheiros conscientes, mergulhadores engajados e mochileiros atuantes!
Hoje, 01 de março, junto aos nossos parceiros do Instituto ROUTE Brasil, comemoramos o Dia Nacional do ECOTURISMO convidando todos a extrapolar também.