Já paraste para refletir quando olhas o teu carrinho de compras no supermercado e vês a quantidade de embalagens que estás prestes a consumir? Ou já pensaste em como podes descartar menos lixo no teu dia a dia e continuar a consumir os mesmos produtos e ingredientes que desejas?
Tudo é possível, basta querer e teres a vontade de mudar os teus hábitos tão automatizados na nossa sociedade de hoje e no nosso comportamento de consumo.
Muitas redes de supermercados já adaptaram os seus produtos com a intenção de reduzir a produção e o descarte de lixo. A compra a granel é uma solução simples, e que pode ter um impacto gigante na nossa sociedade. Basta avaliar alguns números para ter consciência do que estamos juntos a produzir.
Produtos a granel: uma boa solução para o desperdício alimentar em Portugal
Portugal produz anualmente 1 milhão de toneladas de desperdício alimentar, ou seja, o consumo de embalagens representa entre 20% a 25% desse desperdício. Segundo um estudo divulgado pela “European Week for Waste Revolution”, cada família descarta em média até 10% de todos os alimentos adquiridos.
Sendo assim, podemos dizer que consumir produtos a granel é sim uma solução que traz muitos benefícios. Essa ação permite que cada um possa comprar as quantidades corretas adaptadas às suas necessidades de consumo.
Muitas vezes acabamos por comprar determinado produto de maior quantidade, por ser mais barato ou estar em promoção e depois acabamos por nem consumir tudo e geramos desperdício, tanto alimentar como de resíduos de embalagens, sejam elas plásticas ou não, e que acabam por ter um descarte inadequado.
Há algumas cadeias de hiper e supermercados em Portugal, que se preocupam com os aspetos relacionados à responsabilidade, promoção e utilização de medidas conscientes e que têm vindo a adotar práticas sustentáveis nos seus espaços. Porém, sabemos que é necessária uma consciencialização massiva dos consumidores e uma política de incentivos à sua utilização, para acelerar esses recursos tão relevantes para a gestão e produção dos nossos resíduos.
Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Em 2015, a ONU definiu uma Agenda Global e criou os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que promovem linhas de orientação para parcerias e trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo com uma visão comum para a humanidade.
No Instituto Route trabalhamos hoje com o foco nalguns desses objetivos, designadamente: auxiliar e trabalhar para a promoção de cidades e comunidades sustentáveis; incentivo à produção e consumo sustentáveis; e a proteção à vida marinha. Acreditamos que juntos podemos aumentar essa rota de mudança e minimizar muitos impactos negativos na nossa natureza, como a produção massiva de resíduos dispensáveis na nossa rotina.
Como ajudar?
Deixamos algumas dicas que preparámos para te ajudar em algumas mudanças de hábitos nas tuas compras e a na produção de resíduos:
- Leva sacos de pano para a feira ou mercado para evitar o uso de sacos plásticos nas frutas, verduras e legumes.
- Evita comprar legumes embalados com plástico ou em bandejas de esferovite (isopor). Opta preferencialmente pelas opções avulsas.
- Guarda os frascos de vidro dos molhos ou outros produtos, para armazenar as tuas compras a granel.
- As embalagens de leite podem ser reaproveitadas como vasos de hortaliças ou até mesmo para a produção de produtos caseiros, como por exemplo formas para o sabão feito à base de óleo alimentar.
- Utiliza as caixas de ovos para criar sementeiras de ervas para tempero.
Quem vive em Portugal pode visitar a plataforma www.arganel.pt e encontrar alguns estabelecimentos que trabalham com produtos a granel e que já estão um passo à frente nesta consciencialização tão importante.
Lembra-te sempre:
- Separa corretamente o teu lixo. Se tens dúvidas clique aqui e entenda a forma como se processa a recolha de lixo em Portugal.
- Tenta reaproveitar os teus restos de alimentos para fazer o processo de compostagem.
Estamos juntos na proteção da nossa Santa Natureza!
Venha fazer parte dessa rota em Portugal.